As estacas-prancha são cortinas de contenção formadas por perfis, geralmente metálicos, justapostos e cravados no solo. É uma solução para a contenção vertical.
A cravação de estaca prancha usa conectores em paralelo que se destacam por serem resistentes à tração e a permeabilidade, pois passam pela laminação. Com isso, os riscos de acontecer concentrações de tensão pela mecânica são diminuídos.
A estacas pranchas usadas para esse tipo de procedimento podem variar de acordo com a necessidade de aplicação. Em construções com profundidade menor, é indicado o uso da estaca conformada a frio. Já em projetos maiores ou em contenções definitivas, o mais recomendado é usar as estacas prancha que são laminadas a quente.
Principais usos
- Subsolo de prédios;
- Pontes e obras públicas de grande porte;
- Suporte de pilares;
- Túneis;
- Passagem de níveis.
Informações adicionais
A execução do sistema da estaca é considerada rápida, podendo atingir profundidades expressivas. Em contrapartida, a cravação de estaca prancha provoca bastante ruído por conta do bate-estacas e é de difícil execução em solos duros. Em meios urbanos, o transporte de perfis muito compridos exige logística apropriada.
Para que haja uma contenção correta, as estacas-prancha são cravadas no solo. Eles são intertravados por meio de ranhuras do tipo macho e fêmea, formando paredes verticais. As estacas-prancha são usualmente cravadas com equipamento bate-estacas.
As estacas geralmente são metálicas, em aço. Mas, conforme a aplicação, podem ser de outro material - como o PRFV mais resistente à corrosão d'água do mar. As cortinas de contenção podem ser montadas com diferentes tipos de perfis, que possibilitam obter geometrias e características diferentes para aplicações específicas.
Solite um orçamento agora mesmo! É fácil, rápido e gratuito!