A estaca prancha metálica é um componente que tem uma série de utilidades, como as construções de túneis, passagem de níveis, subsolo de prédios, suporte de pilares, pontes e obras públicas de grande porte.
Dentre todas as categorias de estaca prancha metálica, a que mais se destaca é a H, que suporta carregamento horizontal de terra e grande pressão hidrostática, além de alta carga vertical. A única condição é que a obra deve ser feita conforme as normas do código europeu em sua última atualização, a EAU 1996.
Principal função
A estaca prancha metálica deve sempre unir o maior módulo elástico, wx, menor densidade, maior momento de inércia e qualidade de aço apropriado na composição e maior largura útil, que é a representação matemática de dois momentos X e Y, do eixo da peça por cargas aplicadas de modo transversal no eixo de longitude da peça, o que provoca tensão normal de trações.
Aplicação da estaca
- Pontes;
- Construções de túneis;
- Passagem de níveis;
- Subsolo de prédios;
- Suporte de pilares;
- Obras públicas de grande porte;
- Ideal para alta temperatura.
Vantagens em destaque
A estaca prancha metálica a alta temperatura tem conectores em paralelo que são resistentes à tração e à permeabilidade que passam pela laminação, o que reduz as concentrações de tensão pela mecânica de seus trabalhos.
A vantagem da estaca prancha de metal passada a altas temperaturas é que quase não há prejuízo ambiental, sendo versátil e permitindo que as obras feitas com estes componentes sejam concluídas com mais agilidade.